top of page
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

A Importância do Provisionamento Financeiro

  • Foto do escritor: STI Consultoria
    STI Consultoria
  • 29 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

O provisionamento financeiro nada mais é que a definição de futuras despesas de forma a assegurar que elas serão pagas, fazendo economias. Lembrando que essas despesas irão impactar diretamente no capital de giro da sua empresa, no seu fluxo de caixa, e também no futuro do seus investimentos.


Muitos gestores acreditam que provisionamento e previsão financeira têm o mesmo objetivo, mas eles não têm. O provisionamento é uma reserva de recursos que a empresa precisa ter para futuras despesas já previstas, e a previsão é uma estimativa do que vai acontecer com seu financeiro no futuro, a partir das despesas fixas.


Mas por que fazer o provisionamento financeiro? Vamos começar com um exemplo para ficar mais claro. Um provedor de internet, está com planos de abrir duas novas filiais em uma determinada cidade em dois anos. Com isso será necessário fazer investimentos como a compra de equipamentos, aluguel de sala, contratação de colaboradores e outros. Como esse provedor vai saber se terá capital para tamanha mudança e se o fluxo de caixa dele suporta essa demanda?


Somente se ele tiver um bom provisionamento. Ou seja, uma reserva de dinheiro para esse projeto futuro. O provisionamento garante estabilidade financeira e protege de riscos desnecessários, auxiliando assim na boa tomada de decisão para futuros investimentos.


Mas quando sabemos se devemos fazer o provisionamento? O momento correto de fazer um provisionamento depende dos futuros projetos da empresa. No exemplo acima mencionei um investimento que será feito daqui dois anos, então teremos que fazer essas economias durante os 12 meses anteriores, para que quando chegue o momento do investimento não estejamos desprevenidos financeiramente.



Passos para fazer um bom provisionamento financeiro.


  • 1º Definir objetivos de investimentos financeiros da empresa, sejam eles pequenos ou grandes.

  • 2º Saber como está a saúde financeira da sua empresa e como funciona o seu fluxo de caixa.

  • 3º Ter em mente o que será necessário para que esses objetivos financeiros sejam alcançados, sejam eles custos que esse investimento terá, ou as receitas que ele poderá gerar.

  • 4º Estabelecer um plano de ação para esses objetivos serem alcançados, com prazos a serem seguidos e também com possíveis custos inesperados no caminho.

  • 5º Acompanhar o andamento do plano de ação e do seu fluxo de caixa para que possa se preparar para os períodos mais críticos e para que ajustes desse planos sejam feitos.


A partir destes passos, você poderá obter uma melhoria considerável na gestão de sua empresa. Prevenindo assim, que aconteçam situações inesperadas que possam gerar gastos desnecessários que impactem no seu fluxo de caixa e em seus futuros investimentos.





Por: Amalia Buscariol / Consultora de Gestão


Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato com a gente!




 
 
 

Comments


bottom of page